abril 02, 2003

Robert Fisk

O perfil neonazista e a reedição do macarthismo do governo estadunidense está cada vez mais digno de Orwell. A CNN fechou com o governo dos EUA um sistema de censura/aprovação das pautas das matérias que são produzidas por seus repórteres. Conheça um artigo, publicado pouco antes do início da invasão ao Iraque, do respeitável e responsável jornalista inglês Robert Fisk sobre esse assunto. Há uma reprodução do original em inglês no ótimo site do jornalista Cláudio Tognolli (excelente, cheio de matérias e artigos bacanas). E descobri uma tradução desse texto para o português num site no qual eu ainda não tive tempo de navegar.
Há também outro espaço eletrônico que me parece ser interessante - apesar de eu não ter navegado o suficiente: o Ibn Khaldoun, autointitulado "Site da História Islâmica", que é recheado de artigos traduzidos de Fisk (um dos poucos jornalistas recomendados por Noam Chomsky), entre outros bacanas.

E a nossa pobre grande imprensa, apesar dos parcos esforços, continua demasiadamente tímida em divulgar esse tipo de coisa. Bem, o filho da puta do Saddam faz parte da mesma moeda e fode com a imprensa internacional, nós brasileiros inclusive.