janeiro 14, 2008

Minha lava é para a menina dos olhos marinhos

Na vila os cães uivam - até encher o saco
à lua imponente que cresce
no céu lavado de temporal.

Ainda que menos, ainda está quente.
Mais quente será aquele chatô
Modesto e charmoso ladeando o Una

Ou eu só olho pro lugar errado
Ou todos estão presos ensimesmados
Só sei que São Paulo é antártica sem você

Eu tremo lembrando da nesga que me tomou
o sol das três da tarde que saiu verde
pelo teu olho até o meu, e me sequestrou

Foi tanto, é tanto e faz tanto
Que é como uma lava impetuosa,
Um escudo isento de razão

Meu escafandro de lava
Me afunda e ameaça:
Morra! Renasça!

Mas foi tanto, é tanto e faz tanto
Que o visto voluntário
Pra afundar mesmo: sei meu destino.

Ir às suas profundezas,
seu cárcere marinho
Vou encantado, mas revoluto

Me enche de fúria histórica
Ouvir sua doce voz
sem minha balaclava e o ar

Submersa, uma sirena, violenta
Me arranca lágrimas quando me invade
Como uma cauterização de ouvido

Mas foi tanto, é tanto e faz tanto
Que surgimos daquela mesma célula
Que ainda que a pressão me mate, te entendo

Viemos do mesmo elemento.
Eu não posso fazer nada, só senti-la profundamente
São Paulo é antártica sem você

Então, de repente, pára seu grito
Quebra seu vidro
Sai pra brincar comigo

Quem me dera ser da minha conta o lugar dessa chave
Mas pouco importa: o planeta vai esfriar um dia,
Meu magma por você, nunca

Bom é quando você enche o peito de ar
Arranca seu rabo de peixe
E foge comigo pro mundo dos vivos

Então - longe daquelas profundezas frias
Temos sol, temos lua, temos chuva, gatos e bruxas
Temos voz, qualquer bobagem parece Nina

Foi tanto, é tanto e faz tanto
Que até te ouvir xingando os cães do Nilo
É música na Sampantártica

Rogo: mate seus monstros marinhos
Eu sempre sei onde você está!
Você está sempre, sempre, sempre comigo!

Mate seus monstros marinhos e vem brincar comigo
O Atlântico não é um abismo
É uma imensa lente de aumento

Por ela vejo que minha lava -
Nesse mar besta de umbigos -
É para a menina dos olhos marinhos

Vini Gorgulho
14 de janeiro de 2008
[Para Helô, minha companheira de vida]

Marcadores:

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Karu Vini:

Para mim poesia no tiene meio termo. Ou rola ou não rola. A tua fluiu de modo completo, e o "foi tanto, é tanto e faz tanto..." ecoou em minhas entranhas, como testemunho de dores-e-amores antigos, presentes e por vir. Sem o quê, acredito, o poema nem deveria existir.

Obrigado, cara.

Alê

2:13 PM  
Blogger voecomagente!!! said...

clap, clap, clap.
vá escrever bem assim noutro mundo também!
psrabens, meu amigo.

6:16 PM  

Postar um comentário

<< Home