setembro 15, 2003

CRÍTICA DA CRÍTICA MUSICAL

Nessa de recorrer a São Google para xeretar sobre jornalismo musical, parei na terceira página de busca, após achar três coisas interessantes.

A última e melhor, foi uma entrevista com Ricardo Alexandre, jornalista sério, equilibrado e que dedicou a maior (ou melhor) parte de sua carreira ao jornalismo especializado em música. Ele editou a finada revista Frente, que, confesso, não li uma edição sequer, apesar da Claudinha da Rock Press me xingar dizendo ser um absurdo eu não ter acompanhado e coisa tal. Paciência. Devia ter lido mesmo, porque o Ricardo Alexandre - com quem trabalhei em três reportagens que fiz para a Usina do Som em 2000 - é um cara simples e agradável, além de levar a sério, sem masturbação ou narcisismo, o jornalismo musical. Essa entrevista, feita pelo jornalista Rodney Brocanelli, tem mais vida e informação que qualquer artigo sobre o tema "crítica musical". Leia.

A primeira coisa interessante que achei sobre o assunto foi também o artigo A crise do jornalismo musical do mesmo Brocanelli, publicado na Coluna Vertebral, seção do site da rádio Brasil 2000. A propósito, o site da Brasil 2000 está uma fonte bacana de notícias sobre música. Vale lembrar também que o Kid Vinil assumiu a direção artística da rádio há poucas semanas e fez São Paulo ter de novo uma emissora decente de pop/rock (toca até Dirtbombs). Vida longa à Brasil 2000 renascida das cinzas!

Também vale a pena ler o ponderado artigo Uma crítica para a crítica musical, de Ciro Hiruma, publicado no site Café Music.