janeiro 30, 2008

Persépolis

Persépolis é sem dúvida uma das melhores coisas que li nos últimos tempos e sua adaptação para o cinema é magnífica. A animação é co-dirigida por Marjene Satrapi, autora da história em quadrinhos que a ele deu origem.
Trata-se de um passeio autobiográfico pela infância, adolescência e a fase adulta de uma iraniana nascida numa família progressista que, na virada dos anos 70 para os 80 se vê cercada pela revolução islâmica e o cerceamento das liberdades individuais em prol do fundamentalismo religioso estatal.

No meio disso tudo, Marjene cresce e aprende, tentando a qualquer custo se insurgir e viver, seja por meio da cultura pop, de um jeito de usar o obrigatório capuz para mostrar um pouco mais o rosto ou, acredite, meramente andar com o namorado em público: contrapontos que para nós ocidentais parecem tolos, mas são sutis coquetéis molotovs atirados contra o sistema que submete sua geração e o restante de seu povo.

Essa produção franco-iraniana carrega o senso crítico, desenho de produção reverente ao traço underground, o drama, poesia e humor na medida certa, fazendo jus à obra original e a trabalhos como o jornalismo em quadrinhos de Joe Sacco e os testemunhos contra a guerra dos quadrinhos Gen e Maus.

Ah, para não perder a pegada da adaptação animada, deixe pra ler os quadrinhos depois. Mas não deixe de ler: é muito emocionante e imperdível!

Exibido na Mostra de Cinema de São Paulo de 2007, Persépolis está programado para estrear no circuito comercial brasileiro em 14 de fevereiro de 2008.

Enquanto não rola:

Baixe o torrent do filme (falado em francês)

Baixe a legenda em português

Veja o trailer: